Curso Preparatório para OAB

Alguns candidatos estudam por conta própria para o Exame de Ordem, enquanto outros optam por fazer um curso preparatório para a OAB, pois desejam passar na prova rapidamente e querem investir para isso.

Mas quais as vantagens de se matricular em um curso para o Exame da Ordem? A resposta é simples: aumentar suas chances de conseguir a carteira da OAB e advogar.

Atualmente, existem três tipos de cursos preparatórios: presenciais, telepresenciais e online. Cada tipo de curso apresenta vantagens e desvantagens se comparados uns aos outros. É importante que o bacharel em Direito avalie qual curso é mais adequado com a sua formação, suas dificuldades e escolha um.

Cursos para OAB Presenciais

Existem muitos cursos da OAB presenciais, mas os melhores variam de cidade para cidade. Por isso, o candidato pode conversar com os colegas de turma e professores para auxiliá-lo na escolha. Se o candidato não mora em um grande centro, mas quer ter aula com professores conceituados, pode optar pelos cursos telepresenciais, entre eles: LFG, FMB, Damásio e Praetorium

Cursos Para OAB Online

Outra opção são os cursos online em que o candidato tem a comodidade de estar em casa e muitas vezes, escolher em qual horário quer assistir à aula. A Internet oferece uma infinidade de cursos, mas alguns já estão no mercado há mais tempo, como o R2, Vega, Complexo de Ensino Renato Saraiva, ATF e a própria Damásio.

Quanto custa um curso preparatório para OAB

Os cursos preparatórios da OAB duram em média de três a quatro meses e custam entre R$ 650,00 (cursos online) e R$ 900,00 (cursos presenciais). Os cursos são divididos nos turnos da manhã, tarde ou noite, com cerca de 3h/aula. Além disso, existem cursos intensivos nos fins de semana.

Independente da modalidade de curso preparatório, é interessante lembrar que o Exame da Ordem tem dinâmica própria e não é um concurso, já que o candidato não tem concorrente, sendo preciso demonstrar apenas o mínimo de conhecimento necessário para advogar. Por isso, nos cursos para OAB, o conteúdo não é tão aprofundado e são utilizadas diferentes técnicas (dicas, macetes, músicas, técnicas de estudo, etc.) para dar conta do volume de conteúdo cobrado que é bem abrangente.

O curso preparatório para o Exame da OAB pode ajudar a garantir a aprovação na prova e o estudo é o caminho para o sucesso. Porém, reserve um momento para descansar e fazer atividades de que goste, pois a saúde física e mental é fundamental para passar no exame. Aproveite e veja uma matéria que fizemos com dicas para o exame de Ordem

Dicas para o Exame de Ordem